SUBESTAÇÕES DE ENERGIA
A Remo Engenharia presta serviços na construção, ampliação e manutenção de Subestações de até 500kV.
Atuamos em projetos estratégicos para o sistema interligado nacional além de diversos projetos de alta complexidade que podem ser realizados em regime TurnKey ou soluções totalmente integradas e seguras que envolvem inclusive técnicas de linha viva de forma a evitar ou reduzir ao máximo interrupções no fornecimento de energia.
Além de um time técnico altamente especializado nas frentes de serviço, possuímos uma estrutura de Segurança, Saúde, Meio ambiente, Planejamento e Gestão de Projetos que acompanha o processo da fase comercial até o comissionamento final.
ALGUNS DOS PROJETOS DESENVOLVIDOS
SUBESTAÇÃO BOM DESPACHO 3
Localizada no município de Bom Despacho (MG), o projeto foi executado em regime Turn-Key, abrangendo o fornecimento de materiais, a execução de obras civis, a montagem eletromecânica, a instalação de sistemas elétricos e o apoio às atividades de comissionamento dos equipamentos.
O empreendimento teve início em outubro de 2012 e foi concluído em abril de 2014, envolvendo soluções de alta complexidade tecnológica, como a implantação de sistemas de compensação reativa e bancos de capacitores em alta tensão, além da modernização de sistemas de proteção e manobra, em conformidade com os requisitos técnicos e regulatórios do setor elétrico brasileiro.
SUBESTAÇÃO MAUÁ
O projeto de ampliação da Subestação Mauá III contemplou a ampliação da unidade, com foco na modernização do sistema, melhoria do desempenho operacional e adequação às demandas crescentes do fornecimento de energia elétrica na capital amazonense.
Localizada em Manaus (AM), a Subestação Mauá III é um projeto executado para a Amazonas Distribuidora de Energia S.A., e opera em classe de tensão de 138/69/13,8 kV. O empreendimento teve contrato firmado em fevereiro de 2017, com início das obras no mesmo período e conclusão em novembro de 2018. O projeto reforça a segurança, a eficiência e a estabilidade do sistema elétrico regional, atendendo aos requisitos técnicos, operacionais e regulatórios do setor elétrico brasileiro.
SUBESTAÇÃO Monte Alegre de Minas
O projeto da Subestação Monte Alegre de Minas integra o Lote 7 do Leilão nº 02/2019 da ANEEL e compõe um conjunto de empreendimentos estratégicos voltados ao fortalecimento da infraestrutura do sistema elétrico nacional.
Localizada em Monte Alegre de Minas (MG), a subestação opera em classe de tensão de 345/138 kV. O empreendimento contempla a implantação completa de obras civis, estruturas, sistemas eletromecânicos e elétricos, alinhados às diretrizes regulatórias e aos padrões técnicos estabelecidos pela ANEEL.
Subestação Nova Ponte
O empreendimento foi executado para a Interligação Elétrica Minas Gerais S/A (IEMG), contemplando também as subestações Uberlândia 10 (345/138kV), Araxá 3 (345/138kV) e Monte Alegre de Minas 2.
Localizada em Nova Ponte (MG), a subestação opera em classe de tensão de 500/345kV. O contrato foi firmado em setembro de 2020, com início das obras em dezembro de 2021 e conclusão em julho de 2023.
O projeto da Subestação Nova Ponte integra o Lote 7 do Leilão nº 02/2019 da ANEEL e se firma como um pilar estratégico para o fortalecimento da infraestrutura elétrica do Triângulo Mineiro.
Subestação Três Marias
O projeto da Subestação Três Marias, desenvolvido em consórcio entre a WEG Equipamentos Elétricos S/A e a Construtora Remo Ltda., teve como objetivo modernizar e ampliar a capacidade operacional da CEMIG Geração e Transmissão S.A. (CEMIG GT).
Instalada em Três Marias (MG), a subestação opera em classes de tensão de 345/300/138/13,8 kV. O contrato foi assinado em janeiro de 2025, com ordem de serviço em março de 2025 e conclusão prevista para setembro de 2028. O empreendimento assegura robustez ao sistema elétrico regional.